Geral

Estado se adapta ao simulador

Estado se adapta ao simulador Imagem Ilustrativa

A partir de 1° de julho, os aspirantes a motoristas vão precisar passar por aulas em simuladores de direção, além das teóricas e práticas. O equipamento, que chegou primeiro no Estado a uma autoescola em Tubarão já está em operação na Grande Florianópolis.

Como um tipo de videogame, o simulador é equipado com freio, acelerador, embreagem, marchas, freio de mão e painel, semelhantes aos de um carro. Antes mesmo de girar a chave, é preciso colocar o cinto de segurança. O desafio começa de um acostamento em uma estrada escura e sinuosa. A todo momento, placas com indicação de velocidade máxima, ultrapassagem e lombadas testam as habilidades dos alunos. Quando alguma infração é cometida, o programa avisa na tela principal.

O estudante Franco Canani, 18 anos, está em processo para tirar a carteira de motorista e aprovou o equipamento de testes.

– Achei bem educativo, principalmente no começo, para quem nunca teve contato com carro. Dá pra ter bastante noção das trocas de marchas – declarou.

Proprietário de um centro de formação de condutores, Marcos Brinhosa explica que as principais dificuldades do alunos estão na parte de marchas e sinalização, pontos que serão mais fáceis de trabalhar no equipamento:

– Como as aulas no simulador serão feitas antes das aulas teóricas, o instrutor prático já vai saber com base no relatório quais são as dificuldades do aluno e poder trabalhar melhor – explica.

Cada candidato deverá fazer cinco aulas no simulador, com duração de 30 minutos. O custo será de R$ 284.

 

DIÁRIO CATARINENSE 

Outras Notícias