Aqui na região da cebola, cerca de 60 eleitores podem ficar sem o título de eleitor
Corre o risco de perder o título quem faltou e não justificou a ausência nas três ultimas eleições. No estado de Santa Catarina, cerca de 33 mil eleitores se encontram nessa situação. Aqui na 39ª Zona Eleitoral de Ituporanga, que compreende os municípios de Imbuia, Leoberto Leal, Vidal Ramos, Ituporanga, Atalanta, Petrolândia e Chapadão do Lageado, dos mais de 37 mil eleitores inscritos, pouco mais de 60 estão em situação irregular.
Carlos Eduardo Rohden, que é chefe do cartório eleitoral da comarca lembra que cada turno, se refere a uma nova eleição. Mas esses eleitores que se encontram em débito com a justiça, ainda podem evitar que o título seja cancelado, para isso basta procurar o cartório eleitoral, destaca.
O chefe do Cartório lembra que o pagamento simbólico de R$ 3,51 centavos por eleição pode evitar que o título seja cancelado, e em conseqüência que o eleitor seja penalizado.
É de responsabilidade de cada eleitor verificar a sua situação, já que a justiça eleitoral não comunica pessoalmente quem tem alguma pendência pra regularizar, lembra Rohden.
Na página do Tribunal Superior Eleitoral, na opção "Serviços ao Eleitor", é possível fazer uma consulta para verificar se o documento está sujeito ao cancelamento. Mas a melhor forma de verificar alguma pendência é comparecer ao cartório eleitoral.
O cartório Eleitoral de Ituporanga fica situado ao lado da Mecânica Alto Willis, e atende de segunda-feira a sexta-feira, do meio dia as sete horas da noite.
Por Adriane Rengel