Geral

Diretor do Presídio de Blumenau é preso durante operação realizada no município

Diretor do Presídio de Blumenau é preso durante operação realizada no município Operação Regalia cumpriu 27 mandatos de busca e apreensão em Blumenau (Divulgação/Alexandre Pereira/RICTV Record)

Ação conjunta realizada pela Deic, Gaeco e Ministério Público prendeu ainda outras 38 pessoas

Trinta e nove pessoas foram presas em Blumenau na manha desta terça-feira (24) em uma ação conjunta pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e Ministério Público de Santa Catarina, batizada de Operação Regalia, que tem como objetivo combater a corrupção no sistema prisional do cidade.

Entre os detidos está Elenilton Ferreira Fernandes, diretor do Presídio Regional de Blumenau. Detentos, familiares de apenados e 12 agentes que atuam ou atuavam na unidade também foram presos. Vinte e sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Eles cobravam cerca de R$ 3mil para cada detento receber regalia, que vão desde a entrada de celulares e drogas, até a aquisição de certidão dando “direito de remissão de pena” e de saída temporárias.

Um agente prisional estava em posse de três armas frias. Alguns materiais que eram do presídio estavam nas casas dos funcionários, como arroz, papel higiênico, entre outros utensílios.

A operação envolveu 120 policiais e ocorreu em dez cidades catarinenses. Os presos serão transferidos para a sede da Deic em Florianópolis. O Departamento de Administração Prisional (Deap) deve se pronunciar sobre o caso em coletiva nesta terça-feira.

Pagamento de propina para:

Transferência do regime fechado para regalia (serviços externos no presídio).

Saídas temporárias.

Facilitação de entrada de drogas, álcool, celulares, chips, fumo e cigarros.

Emissão de documentos, certidões, que davam “direito a benefício de regime, do fechado para o semiaberto  e consequentemente para trabalhar em oficinas

Com informações dos repórteres Alexandre Pereira da RICTV Record e Colombo Souza do Notícias do Dia

 

Outras Notícias