A Epagri promoverá um Dia de Campo em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo. O evento também marcará a aula inaugural do curso de Organização, Gestão e Protagonismo de Jovens Rurais, voltado para a formação técnica e humana no campo. A iniciativa reunirá produtores e lideranças regionais.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
Metodologia inovadora
A líder do projeto Juventude Rural na Regional de Rio do Sul, Iara Karine Zimmermann de Souza, destacou que o evento substituirá a tradicional aula inaugural realizada no Centro de Treinamento de Agronômica, por isso será um fechado apenas para os alunos.
Segundo ela, a metodologia do Dia de Campo permitirá que técnicos e parceiros apresentem boas práticas de conservação do solo e da água, fundamentais para a sustentabilidade das propriedades rurais.
O curso, que segue até outubro, conta com 220 horas de conteúdo, abordando não apenas aspectos técnicos, mas também liderança, gestão e saúde no meio rural. "Nosso objetivo é proporcionar estabilidade produtiva e reduzir o impacto ambiental nas pequenas propriedades", explicou Iara.
Conservação pode ser solução no Alto Vale
O Alto Vale enfrenta desafios frequentes relacionados a eventos climáticos extremos e relevo acentuado. A conservação do solo se torna essencial para garantir uma produção agrícola sustentável e economicamente viável. "A proposta do curso é auxiliar os agricultores a implementar práticas agropecuárias que estabilizem a produção e reduzam custos", ressaltou a líder do projeto.
Neste ano, 11 municípios do Alto Vale participam do curso, incluindo três jovens de Vidal Ramos, representando a microrregião da Cebola.
Evento é fechado para alunos
O Dia de Campo será realizado em 15 de abril, a partir das 9h, no Centro de Treinamento da Epagri de Agronômica. O evento é fechado para os alunos do curso, mas interessados em saber mais sobre agricultura conservacionista podem procurar os escritórios municipais da Epagri. A instituição promove periodicamente eventos regionais e intermunicipais sobre o tema.
"Quem deseja melhorar sua produtividade e cuidar melhor do solo pode buscar orientações nos escritórios da Epagri", finalizou Iara, reforçando a importância da conservação do solo para a estabilidade financeira e qualidade de vida dos produtores.
Ouça a reportagem aqui: