O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira participaram na manhã desta terça-feira, 24, da cerimônia de formatura da 2ª turma do Curso de Formação Profissional dos novos policiais civis das carreiras de delegado e agente de Polícia Civil. Ao todo, foram formados oito delegados e 106 agentes. A solenidade ocorreu no Teatro Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis. O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, também acompanhou a cerimônia.
“A segurança pública tem se mostrado a cada dia, no Brasil e também em Santa Catarina, uma necessidade e uma exigência da sociedade. E nós temos que estar presentes. Estamos investindo muito em tecnologia, melhorando toda nossa atuação, aumentando a eficiência, mas não tem outro jeito, temos que aumentar nosso efetivo também”, disse o governador.
O vice Eduardo Pinho Moreira reforçou a importância da atuação do novo efetivo. “As demandas da sociedade são infinitas, mas três são fundamentais, e a segurança é uma delas. Por isso, temos confiança em vocês, precisamos de vocês para dar mais segurança aos catarinenses e aos que nos visitam”, afirmou.
O curso de formação se iniciou em 5 de setembro de 2016 e terminou em 19 de dezembro do mesmo ano. Para a carreira de delegado, foi necessária a carga horária de 1.074 horas/aula. Para os agentes de polícia, a carga horária foi de 1.094 horas/aula. Durante as 16 semanas, os alunos puderam participar de atividades presenciais e à distância, divididas entre práticas, teóricas e estágios em delegacias de polícia.
“Foi um período de capacitação, desafios e comprometimento com as causas da Polícia Civil. Nossos alunos ainda participaram da Operação Veraneio e prestaram um excelente serviço à população”, explicou o diretor da Acadepol, delegado Fernando de Faveri.
Para Grubba, o ingresso dos novos policiais é fundamental no reforço do contingente em Santa Catarina. “É mais um reforço também no combate à criminalidade e, principalmente, na área da investigação policial”, disse.
O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Nitz, explica que os policiais vão atuar em todas as regiões do Estado.“É um momento feliz para a Polícia Civil, onde, nos últimos seis anos, ingressaram 1.125 policiais. Eles vão atuar nas diversas regiões do Estado e será um incremento para nossa instituição no combate da criminalidade”, salientou.
DISTRIBUIÇÃO DE AGENTES DA 2ª TURMA
CIDADE E NÚMERO DE POLICIAIS A RECEBER
Abelardo Luz – 2
Anchieta – 1
Anita Garibaldi – 3
Caçador – 8
Campo Belo – 1
Campo Ere – 2
Campos Novos – 5
Canoinhas – 5
Capinzal – 2
Catanduva – 1
Concórdia – 2
Curitibanos – 2
Fraiburgo – 2
Ibirama – 2
Ipumirim – 3
Irani – 1
Ita – 1
Itapiranga – 1
Ituporanga – 8
Lebon Regis – 6
Mafra – 1
Modelo – 3
Mondaí – 1
Monte Carlo – 1
Otacílio Costa – 1
Papanduva – 2
Pinhalzinho – 1
Ponte Serrada – 2
Pouso Redondo – 1
Quilombo – 2
Rio do Oeste – 1
Rio Negrinho – 3
Santa Cecília – 2
São Cristóvão do Sul – 1
São Joaquim – 5
São Lourenço do Oeste – 1
Seara – 1
Tangará – 1
Três Barras – 2
Trombudo Central – 3
Urubici – 4
Videira – 5
Xanxerê – 2
DISTRIBUIÇÃO DE DELEGADOS DA 2ª TURMA
CIDADE E NÚMERO DE DELEGADOS A RECEBER
Araranguá – 2
Caçador – 1
Capinzal – 1
Chapecó/São Carlos – 1
Joaçaba – 1
Lauro Muller – 1
São Francisco do Sul – 1
Por Rafael Vieira de Araújo / Secom