As provas objetivas do concurso público para a Guarda Municipal de Rio do Sul serão aplicadas neste domingo (6), em diferentes locais do município. Ao todo, conforme a Prefeitura, 2.928 candidatos disputam 15 vagas, além de cadastro de reserva, para ingresso na corporação.
A aplicação será coordenada pelo Instituto Tupy, banca organizadora do concurso, com apoio de servidores da Prefeitura de Rio do Sul.
Candidatos devem chegar com antecedência
Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h50. Os candidatos devem chegar com antecedência mínima de 30 minutos em relação ao horário de fechamento.
Segundo o edital, o candidato é responsável por conferir previamente o local de prova. Não será permitida a entrada após o fechamento dos portões.
Documento deve ser impresso
A Prefeitura orienta que os candidatos levem documento original de identidade impresso e caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.
Documentos digitais não serão aceitos, mesmo quando apresentados por aplicativos oficiais. O documento de identificação deverá permanecer sobre a mesa durante toda a aplicação da prova.
Prova terá 60 questões
A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha.
O conteúdo será distribuído entre Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Legislação Municipal, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal e Conhecimentos Específicos.
Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 pontos e acertarem pelo menos uma questão de Língua Portuguesa.
Provas serão aplicadas em sete locais
As provas serão realizadas no Centro Educacional Sebastião Back, Colégio Dom Bosco, EEB Deputado João Custódio da Luz, EEB Paulo Cordeiro, EEB Professor Henrique da Silva Fontes, EEB Willy Hering e no Centro Universitário Uniasselvi.
A Uniasselvi terá o maior número de candidatos, com 920 inscritos. O Colégio Dom Bosco receberá 440 candidatos, e a EEB Paulo Cordeiro terá 360.
Trânsito deve ter mais movimento
Em razão da aplicação das provas, a Prefeitura orienta a população para o aumento da movimentação de veículos e pessoas nas proximidades das unidades de ensino durante a tarde de domingo.
Motoristas devem redobrar a atenção ao trafegar nas imediações dos locais de prova.
Denúncias devem ser feitas no local
Em todos os pontos de aplicação haverá equipes de coordenação do concurso, formadas por servidores da Prefeitura e representantes do Instituto Tupy.
Esses profissionais estarão disponíveis para receber denúncias de eventuais irregularidades, falhas ou reclamações relacionadas à aplicação das provas.
As manifestações deverão ser apresentadas imediatamente após o encerramento da prova, ainda no local de aplicação, para registro oficial em ata.
Próximas etapas são eliminatórias
Após a prova objetiva, os candidatos aprovados seguirão para as demais fases do concurso.
As próximas etapas incluem teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e exame de saúde. Os classificados em todas as fases ainda participarão do curso de formação profissional antes da nomeação para a Guarda Municipal.
Foto: Guarda Municipal de Rio do Sul