A segurança da 23ª Festa da Cebola de Ituporanga foi discutida nesta quarta-feira, dia 17, entre comissão e Corpo de Bombeiros. Informações dos sistemas preventivos como extintores, luz de emergência e outros itens que passaram por mudança recentemente foram expostas e solicitadas adequações.
A comissão formada pelo presidente da Fexponace, Ricardo Salválagio, presidente da festa Geison Kurtz e demais membros envolvidos no evento, foi orientada pela comandante do Pelotão de Bombeiros Militar de Ituporanga, 1º Tenente Polliana Muller Giacomin. Segundo a tenente, a legislação passa por adequações constantemente e é necessário a conversa para evitar transtornos durante o evento.
A reposição de luz de emergência e extintores foram solicitados pela comandante. Ainda esteve em pauta a segurança das estruturas das barracas que devem comercializar alimentos, as feiras e o comércio em geral. O tipo de lona e a forma de estaqueamento também foram discutidos . “Os brigadistas credenciados, que fizeram curso e estão capacitados, vão poder auxiliar inclusive com denúncias informando à comissão que tal barraca não está de acordo com o regulamento e outras regras que podem impedir a atuação do comerciante na festa”, explica a tenente.
De acordo com a procuradora–geral do município, Lia Miguel, no contrato com os expositores da Feira Multissetorial, tanto interna como externa, foi incluído todas as regras necessárias. “O município tem antecipado esses cuidados para oferecer uma festa segura. Nos últimos eventos abertos que realizamos como o Stammtish, por exemplo, já tomamos o cuidado de alertar os participantes das instruções normativas dos Bombeiros, inclusive com uma cartilha ilustrativa do que pode e do que não pode ser utilizado. Com a Festa da Cebola não poderia ser diferente, diante da grandiosidade do evento. Nosso relacionamento com o Corpo de Bombeiros é excelente, e estamos buscando cumprir 100% das normas com antecipação”, explica.
De acordo com o Corpo de Bombeiros a vistoria deverá ser solicitada com 20 dias de antecedência e será realizada em até 48 horas antes do evento.
Assessoria Prefeitura de Ituporanga