As escolas estaduais de Santa Catarina começaram nesta segunda-feira (19) a receber as matrículas dos estudantes para o ano letivo de 2019. O prazo vai até o dia 23 de novembro. Na Grande Florianópolis, os pais e estudantes devem fazer um cadastro pela internet, enquanto nas demais cidades as matrículas precisam ser feitas presencialmente.
Segundo a Secretaria da Educação, são esperados 100 mil alunos, nas 1.073 escolas de todo o Estado. Em Santa Catarina, as escolas estaduais oferecem as modalidades de ensino fundamental e médio.
Para ingressar no ensino fundamental, as crianças devem completar 6 anos de idade até o dia 31 de março de 2019. Na Educação de Jovens e Adultos, a idade mínima para os interessados em cursar o ensino fundamental é de 15 anos, até o dia da matrícula, enquanto no ensino médio, é necessário ter 18 anos completos.
Nas escolas em que a matrícula é presencial, os pais devem apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento; carteira de identidade; atestado de frequência com indicação da etapa/ano em 2018 ou histórico escolar; comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula); 1 foto 3x4 (opcional); carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental; e cópia do CPF dos pais ou responsáveis.
A Secretaria da Educação pede aos pais que escolham as escolas considerando critérios de zoneamento, dando preferência às unidades mais próximas de casa ou do local em que os responsáveis trabalham. O endereço de todas as unidades pode ser conferido no site da secretaria.
Por Diário Catarinense