Em entrevista recente ao Jornalismo da rádio Sintonia, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ituporanga, abordou os problemas enfrentados na coleta de lixo do município. Segundo o secretário, a coleta, que é terceirizada, tem enfrentado desafios devido ao aumento da demanda e à logística complexa envolvida no processo.
O secretário explicou que o lixo coletado em Ituporanga é transportado até o transbordo no Cerro Negro e, posteriormente, levado para Timbó. "O caminhão menor que faz a coleta sai daqui e vai para lá, pegando toda a BR-470, enfrentando o trânsito. O resultado é que os coletores acabam passando mais tempo na estrada do que dentro da cidade," afirmou.
Para resolver essa situação, o secretário mencionou que estão sendo feitas adequações no sistema de coleta. "Estamos implementando containers para que os caminhões possam despejar o lixo aqui na cidade e, depois, esses containers sejam levados diariamente para Timbó. Com isso, acreditamos que nos próximos dias a demanda irá diminuir e conseguiremos fechar o cronograma de coleta," detalhou.
O secretário reconheceu as reclamações da população sobre a coleta irregular e os atrasos, mas pediu paciência. "Entendemos que as reclamações chegam porque não estão conseguindo fechar a rota. Às vezes, o caminhão enche, precisa ir para Timbó e isso causa atrasos. Mas, garantimos que em pouco tempo essa situação será resolvida," concluiu.
A expectativa é de que, com as novas medidas, a coleta de lixo em Ituporanga seja normalizada nos próximos dias, trazendo alívio para os moradores que têm enfrentado transtornos com o serviço.