Kit é destinado para o atendimento pediátrico
As crianças que derem entrada no Pronto Socorro (PS) do Hospital Bom Jesus (HBJ) a partir de agora contarão com atendimento ainda mais especializado. Isso porque por meio de uma doação do Clube de Mães Esperança da comunidade do Cerro Negro em Ituporanga, foi possível adquirir um kit com equipamentos mais modernos e especializados para o atendimento pediátrico.
Foram ao todo 14 equipamentos adquiridos: um Ambú Infantil com reservatório de oxigênio, um colar cervical neonatal, um colar cervical infantil, uma lâmina para laringoscópio reta, uma lâmina para laringoscópio curva, mascaras com coxim inflável transparente (neonatal, infantil e adolescente), mascaras para oxigênio com reservatório não reinalante (neonatal e infantil) e um manguito de pressão dixtal infantil.
Para a enfermeira responsável pelo Pronto Socorro Daiana Koerich, os equipamentos vão proporcionar melhor qualidade no atendimento, já que agora os equipamentos são específicos para essa faixa etária de zero a 12 anos.
A entrega do kit ocorreu na quinta-feira, 28 de maio e selou a parceria existente entre o Clube de Mães Esperança da comunidade do Cerro Negro e o Grupo de Voluntários do HBJ. Os equipamentos foram entregues nas mãos do coordenador do serviço médico na emergência Doutor Daniel Ribas. Na oportunidade o profissional explanou para a integrantes do clube a importância das doações e repassou informações sobre o funcionamento do Hospital Bom Jesus.
HBJ possui profissionais especializados para atender emergências com crianças
Em fevereiro deste ano, três profissionais que atuam na emergência e urgência no Hospital Bom Jesus foram capacitados pelo Curso Pediatric Advanced Life Support (PALS). O curso capacita o profissional na abordagem das principais arritmias cardíacas, parada cardiorrespiratória, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral em crianças.
Este é um curso teórico-prático introduzido no Brasil e é monitorado pela American Heart Association (AHA), tendo sido aprovado e consagrado nos EUA desde a década de 1990. O curso tem como objetivos principais, reconhecer as crianças em risco de parada cardiorrespiratória, enfatizar as condutas médicas necessárias para prevenir a parada cardiorrespiratória; desenvolver habilidades cognitivas e psicomotoras na ressuscitação e estabilização iniciais das crianças em falência respiratória, choque e/ou parada cardiorrespiratória.
Estão capacitados no atendimento de crianças vítimas de trauma ou de situações agudas graves a enfermeira Daiana Koerich e os médicos Doutor Daniel Ribas e o pediatra Doutor Ricardo Schumacher Amorim. Já a enfermeira Ana Paula Vanderlinde, foi aprovada no curso Curso Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS), que atende a outras faixas etárias.
Authentica Comunicação Integrada