Geral

Cidade mais quente de SC registra índice de calor de 44°C

Medida considera a temperatura que o corpo humano sente, combinando a temperatura do ar (de 38,4°C, na ocasião), com a umidade relativa (42%).

Cidade mais quente de SC registra índice de calor de 44°C Divulgação/Reprodução

A cidade de Itapiranga, no Extremo Oeste de Santa Catarina, registrou um índice de calor de 44°C, às 17h da última terça-feira (4), conforme a Epagri/Ciram. A medida considera a temperatura que o corpo humano sente, combinando a temperatura do ar (de 38,4°C, na ocasião), com a umidade relativa (42%).

Itapiranga é considerada a cidade mais quente do Estado. No ano passado, registrou a maior temperatura de Santa Catarina: 43,6ºC, às 18h no dia 7 de fevereiro. O município fica às margens do Rio Uruguai, na divisa com a Argentina e com o Rio Grande do Sul, e possui alta umidade e sensação de abafamento.

Onda de calor

A região do Extremo Oeste sofre com o forte calor desde o último sábado (1°). Caso as temperaturas continuem elevadas no local, é possível classificar o calorão como uma onda de calor, conforme a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima.

A onda de calor acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias. No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.

calorão que atinge Santa Catarina nos últimos dias deve continuar até pelo menos a quinta-feira (6), de acordo com a Defesa Civil estadual e com os meteorologistas da Epagri/Ciram. Por isso, a quarta-feira (5) terá máximas que podem chegar aos 37°C, no Grande Oeste, e até 33°C nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí. 

Outras Notícias