Economia

Cidade do Alto Vale é alvo de Operação da Polícia Federal no combate a fraude de notas fiscais falsas

Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e de sonegação fiscal.

Cidade do Alto Vale é alvo de Operação da Polícia Federal no combate a fraude de notas fiscais falsas Polícia Federal

Na manhã desta terça-feira (16), agentes da Polícia Federal e da Receita Federal cumprem 59 mandados de busca e apreensão em empresas e residências de investigados por fraudes na emissão de notas. A Operação Gauteng, que acontece em São Paulo, Santa Catarina, Paraná e no Rio Grande do Sul, busca desarticular uma organização criminosa suspeita de fraude de R$ 4 bilhões em transações com ouro, metais e sucatas.

Com o cruzamento de dados e informações de inteligência, foram detectados indícios de que empresas de fachada emitiram R$ 4 bilhões em notas fiscais falsas destinadas a grupo de empresas que atuam na cadeia de sucatas. As investigações apontaram para a existência de um esquema de emissão de notas fiscais falsas para a obtenção de benefícios fiscais.

Aqui em Santa Catarina a operação atingiu os municípios de Joinville, Araquari, Lages, Balneário Camboriú, Pomerode, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Barra Velha, Massaranduba, Schroeder e Braço do Trombudo.

Várias empresas foram abertas em nome de beneficiárias do Auxílio Emergencial, que movimentaram quantias expressivas em contas bancárias. Há suspeitas de que essas transações possam estar relacionadas a crimes de lavagem de dinheiro, extração ilegal de minérios, sonegação de impostos e outros delitos.

Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e de sonegação fiscal.

 

Outras Notícias