As chuvas persistentes das últimas horas nesta quinta-feira (07) provocam várias ocorrências no Planalto Norte de Santa Catarina. Alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores afetam várias cidades da região. Cinco pessoas estão desabrigadas em São Bento do Sul e outros municípios registram ocorrências devido ao acumulado de chuva.
A prefeitura de São Bento do Sul informou que no momento há cinco pessoas desabrigadas devido aos alagamentos e deslizamentos de terra registrados na cidade. Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras, Corpo de Bombeiros e demais órgãos de proteção seguem nos monitoramentos das áreas de possíveis ocorrências.
Corupá é outra cidade afetada pelas chuvas. As aulas na rede municipal de ensino da tarde e noite foram canceladas por conta do excesso de chuva e a dificuldade para o deslocamento dos estudantes. Os centros de educação infantil seguem atendendo normalmente. Rio Negrinho também registrou deslizamentos e queda de árvore por conta das chuvas.
Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, tem previsão de inundação gradual nas próximas horas desta quinta-feira (7). O alerta foi emitido pela Defesa Civil de SC por volta das 11h.
Segundo informações da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, o acumulado de chuva até às 9h30min foi de 104,8 milímetros. Conforme o órgão, a chuva forte que cai no município não era esperada.
A Defesa Civil de SC emitiu um alerta para inundação gradual em Jaraguá do Sul, que é quando ?quando a água transborda de um rio ou curso d’água de forma lenta e contínua, devido às chuvas prolongadas. Conforme medição da prefeitura às 10h, o nível do Rio Jaraguá aumentou cerca de 2,5 metros.
Entre as cidades catarinenses castigadas pela chuva nesta quinta-feira (7) está Penha, no Litoral Norte. Com ruas alagadas e moradores ilhados, a prefeitura suspendeu os atendimentos na Saúde e cancelou as aulas desta tarde. A água já está baixando na maioria dos locais, afirmou também o governo.