Saúde

CASAN compartilha informações sobre esgotamento sanitário com profissionais de saúde de Ituporanga

CASAN compartilha informações sobre esgotamento sanitário com profissionais de saúde de Ituporanga Casan/Divulgação

Agentes de saúde de Ituporanga participaram esta semana de uma capacitação oferecida pela CASAN sobre o novo Sistema Público de Esgotamento Sanitário que está entrando em operação na cidade.

As profissionais de saúde atuam nos bairros Santo Antônio, Jardim América e parte da região central no município de Ituporanga – localidades contempladas na primeira etapa do sistema.

O curso abordou o conceito de saneamento básico e reforçou o papel da coleta e tratamento de esgotos para manutenção de um ambiente sadio, reduzindo o risco de doenças e promovendo a melhoria da qualidade de vida e a conservação ambiental. 

“A capacitação foi muito positiva, permitindo à CASAN se aproximar desses profissionais, conhecer as dúvidas que ainda estão presentes e compartilhar informações que são muito importantes para o município no momento em que se inicia o funcionamento dessa infraestrutura de saneamento”, avalia a engenheira sanitarista Fabiane Goerl, que ministrou a capacitação em conjunto com o técnico em saneamento Luciano Farias.

Uma das principais dúvidas continua sendo a necessidade de pagamento do serviço de coleta e de tratamento de esgoto. “Em geral, as pessoas não entendem porque têm que pagar uma taxa de esgoto, pois é um resíduo que é despejado da residência, ao contrário da água, que é um produto que os moradores recebem”, informa a engenheira.

Para que as agentes de saúde auxiliem no compartilhamento de informações entre os moradores, durante ao encontro foram demonstradas os equipamentos e as atividades que compõem o sistema de esgotamento sanitário. Foram trabalhadas as etapas desde a coleta do esgoto nas residências, o transporte para a estação de tratamento, o processo de deputação e de disposição final ambientalmente adequada (tanto do efluente como do lodo gerado). 

“E reforçamos o quanto esse serviço é importante para a qualidade de vida e para conservação do ambiente, principalmente em uma região tão rica em rios, como é Ituporanga”, conta Fabiane.

Casan Ituporanga

Outras Notícias