Rio do Sul pode entrar em breve na rota oficial do Caminho do Louvor. Um projeto de lei com esse objetivo está em análise nas comissões da Câmara de Vereadores do município. Caso aprovado, a cidade será oficialmente integrada ao trajeto de peregrinação que já passa por seis municípios catarinenses. Aurora também articula a participação.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
A expectativa, segundo o diretor-presidente da Associação Caminho do Louvor, Eduardo Bittelbrunn, é que as caminhadas em Rio do Sul comecem no segundo semestre de 2025. A proposta é ampliar o potencial turístico religioso da região, com destaque para a Catedral, o comércio local e a conexão com a Diocese.
Integração de Rio do Sul na rota atende pedidos de peregrinos
Segundo Bittelbrunn, a inclusão da cidade surgiu a partir de uma pesquisa de satisfação realizada em 2024. “Percebemos que muitos peregrinos desembarcavam em Rio do Sul e precisavam se deslocar até Ituporanga. Eles começaram a questionar os motivos de não iniciar a caminhada lá. Desde então, iniciamos o diálogo com a prefeitura e a Câmara”, explicou.
O processo segue as etapas legais. Após aprovação do projeto de lei, será iniciada a instalação da sinalização. Só então começarão as peregrinações oficiais.
Como Aurora faz parte do trajeto até Ituporanga, o objetivo, agora, é realizar as devidas tratativas para que o município também entre na peregrinação.
Ramal com nome de padre que pode virar santo será inaugurado em maio
Outra novidade no roteiro é o “Ramal Padre Léo”, com 28 quilômetros entre o Santuário Santa Paulina e a Comunidade Bethânia, em São João Batista. A caminhada inaugural está marcada para o sábado, 24 de maio, com programação a partir das 5h30, em Nova Trento. Neste evento, o trajeto percorrido será de 18 quilômetros.
Durante a peregrinação, os participantes contarão com pontos de apoio, alimentação, ônibus de suporte e missa de envio. O encerramento ocorrerá com almoço e visita ao Memorial do Padre Léo, sacerdote que pode virar santo da Igreja Católica.
De acordo com Bittelbrunn, a fase diocesana do processo de beatificação será encerrada em 21 de junho em um outro evento. Essa fase reúne documentos para enviar à Roma e iniciar os procedimentos de transformar o Padre Léo em figura santa.
Léo ficou muito conhecido por participações no canal Canção Nova e pela criação da Comunidade Bethânia, que trata dependentes químicos desde os anos 90 na região de São João Batista, expandindo os trabalhos pelo país.
Expansão do trajeto pode incluir mais municípios
Além de Rio do Sul e Aurora, há interesse em estender o trajeto a Laurentino, Salete, Major Gercino e Angelina. Gestores municipais que desejarem integrar suas cidades podem entrar em contato pelas redes sociais do Caminho do Louvor.
Os peregrinos podem percorrer o caminho de forma individual, em grupos independentes ou com o apoio da organização. Caminhadas em grupo estão programadas até dezembro de 2025.
Mais informações sobre o projeto, cidades envolvidas e calendário de caminhadas estão disponíveis no site: caminhodolouvor.org.br
Ouça a entrevista de Berta Thiesen: