Cultura

Academia de Letras de Ituporanga prepara abertura do Clube do Livro

Instituição fundada em 2017 trabalha para valorizar a cultura e incentivar a leitura no município e região.

Academia de Letras de Ituporanga prepara abertura do Clube do Livro Academia de Letras de Ituporanga prepara abertura do Clube do Livro - Foto: Reprodução

Fundada em 15 de julho de 2027, a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional de Ituporanga, presidida atualmente por Aracy Santos Sens, está em plena atividade com novos projetos que visam fortalecer a cultura literária no município e em toda a região.

RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP

A missão da Seccional é divulgar, preservar e estimular a cultura, a história e a produção literária local. Entre os membros da academia estão escritores, poetas, professores, músicos, jornalistas, ilustradores, escultores e outros profissionais ligados à arte e à literatura. A sede da academia está localizada na Casa da Cultura, graças ao apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

As reuniões ordinárias ocorrem bimestralmente, enquanto as extraordinárias podem ser realizadas mensalmente. No início de abril, a última reunião discutiu, entre outros temas, a participação da presidente e de dois membros no almoço de abertura do Ano Literário da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina, realizado na cidade de São José.

Outro destaque foi o planejamento do 3º Concurso Literário de Redação, voltado às escolas municipais de Ituporanga e instituições estaduais da região. Em breve, mais informações sobre esse concurso serão divulgadas.

Entre os novos projetos, ganha destaque o Clube do Livro, como explica o orador da Seccional, Célio Hoegen. Segundo ele, o projeto começou internamente entre os membros da academia, que estão lendo a mesma obra para, em seguida, debaterem suas impressões em grupo. A proposta é que, no segundo semestre, o clube seja aberto à comunidade, especialmente a leitores apaixonados e interessados em literatura brasileira. O objetivo é fomentar o hábito da leitura, o pensamento crítico e o compartilhamento de saberes.

Além disso, a Seccional também oferece palestras em escolas, principalmente para estudantes do 8º e 9º anos e ensino médio, com temas atuais e de interesse dos jovens.

Acompanhe mais detalhes na reportagem de Jean Carlos:

Outras Notícias