Na sessão desta terça-feira (01) a Casa legislativa estava com luzes azuis e decorada com balões, os vereadores também foram vestidos com roupas azuis, tudo para homenagear os autistas nessa data tão importante. Neste ano a Campanha Nacional trás o tema "Informação gera empatia, empatia gera respeito", destacando a importância do conhecimento como caminho para a construção de uma sociedade mais acolhedora, com empatia e respeito às pessoas autistas.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
A Presidente da Câmara de Vereadores Kallani Dioná Muller (PL), que também é professora, usou a palavra livre para homenagear os autistas. "Estamos com a cor azul que é um dos símbolos do autismo e que representa os meninos, maioria dos casos, cerca de 80%. Nós prestamos essa homenagem a essas pessoas que têm nos ensinado a interagir com o mundo em todos os sentidos".
O autismo é um transtorno do desenvolvimento marcado por inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para se comunicar e comportamento restritivo e repetitivo. Essas são as principais características. O autismo acomete pessoas de todas as classes com predominância em meninos. "Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida. No entanto, dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é que os sinais fiquem evidentes antes da criança completar três anos", explicou a vereadora.
Para um tratamento eficaz, é indicado que seja feito por uma equipe composta por vários especialistas, como explica a vereadora Kallani Dioná Muller. "Médico, fisioterapeuta, psicoterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo, que indicam terapias específicas para cada paciente e muitas vezes, devem ser feitas por toda a vida"
Na sessão ainda foi apresentada a indicação 018/2025 da vereadora Vivian Cristine Quiquio (PSD) que pede ao executivo cursos para os motoristas. "Esse pedido engloba todos os motoristas, desde os do transporte escolar aos da saúde. Vou acrescentar também ao pedido um curso de primeiros socorros, acho importante", destacou a vereadora.