Com o objetivo de garantir transparência e ampliar o diálogo com a população, será realizada na próxima terça-feira, 08 de julho, uma audiência pública no município de Lontras para debater o processo de licenciamento ambiental das obras de melhoramento fluvial previstas para o Alto Vale do Itajaí. O encontro, que inicia às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes Osni Lourenço Mendes, é uma etapa fundamental para apresentação dos projetos e esclarecimento de dúvidas da comunidade sobre as intervenções programadas para Rio do Sul, Timbó, Taió e Lontras.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
Promovida pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e Instituto do Meio Ambiente (IMA), a audiência permitirá que os moradores conheçam em detalhes os objetivos das obras, os impactos ambientais mapeados e as medidas que serão adotadas para reduzir esses efeitos. Durante o evento, técnicos da Proteção e Defesa Civil, representantes das empresas responsáveis pelos estudos ambientais (PROSUL e GEOENERGY), apresentarão os objetivos dos projetos, os impactos ambientais identificados e as medidas mitigadoras previstas.
A participação da comunidade é essencial. A audiência é uma etapa consultiva do processo de licenciamento e tem como finalidade informar a população, esclarecer dúvidas e coletar contribuições. Ainda que o evento não seja deliberativo, ou seja, não resulte em decisões imediatas, ele é um requisito legal para o avanço do processo junto ao IMA.
Segundo o Secretário da Proteção e Defesa Civil Mário Hildebrandt, o encontro reforça o compromisso do Governo do Estado com a transparência e a segurança da população. “Esta audiência pública é uma oportunidade valiosa para que a comunidade entenda o planejamento das intervenções nos rios da região. A participação de todos é fundamental para que possamos apresentar o projeto e seguir adiante para aprovação da licença ambiental”, destacou.
A transmissão será feita ao vivo pelo canal oficial da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina no YouTube. Para garantir o acesso de moradores de outros municípios envolvidos, serão instalados telões nas cidades de Taió e Timbó. A audiência já foi realizada anteriormente em Rio do Sul, no dia 08 de março, reunindo um grande número de participantes.