As equipes compostas por 28 Bombeiros, 02 caminhonetes 4x4, 01 ambulância 4x4, 03 Veiculos operacionais, 01 Quadriciculo, 01 carretinha de resgate chegaram em Brumadinho por volta das 15h00 deste domingo.
A Equipe ja atuou em Desastres Naturais como a enchente seguida de deslizamentos em Ilhota - SC, no terremoto do Haiti, no deslizamento em Teresópolis - RJ e além de experiência, estrutura adequada, a Força Tarefa composta por Bombeiros Voluntários possue autonomia de atuar em Brumadinho durante 8 dias, com barraca, comida água, e estrutura de acampamento, sem necessitar de apoio local.
Enquanto as equipes aguardavam, o Coordenador da Força Tarefa - Unidade Arcanjo Evandro Vinotti deslocou ao Posto de Comando - responsável pelo gerenciamento das operações e efetuou o cadastro da estrutura a disposição.
As informações repassadas as equipes foram que em virtude do risco de um rompimento de uma outra barragem, as operações por terra estão muito limitadas, apenas com auxílio de aeronaves e recebeu a orientação para aguardar.
A empresa responsável pela redução do volume da água na barragem com risco de rompimento tinham limitação de escoamento, uma vez que a água fazia o percurso onde ainda há pessoas desaparecidas e operações aéreas de resgate .
Além disso, a qualquer momento está prevista a chegada de outra Força Tarefa de Israel que possui estrutura para agilizar o processo de esvaziamento da barragem em risco em até 48h.
Como as operações de resgate estavam suspensas temporariamente, os integrantes da Força Tarefa dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina deslocaram a um alojamento ofertado gentilmente por uma moradora onde aguardam o desenrolar da situação.
O Coordenador Evandro Vinotti destaca que mesmo com pedido de apoio, deslocamento e decreto do Governo do Estado autorizando a atuação de voluntários no Resgate, jamais será posto nenhum integrante da equipe em uma condição instável, precisamos ter cautela, cumprir determinação do Posto de Comando
ESCLARECIMENTO
Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio vem a público esclarecer que as reclamações de que impedimento para atuação em Brumadinho, não foram divulgadas por Integrantes dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina.
Após tomarmos conhecimento do rompimento da Barragem em Brumadinho, entramos em contato com a Defesa Civil local colocando a disposição auxílio no Desastre que diante da situação ocorrida deu start para o deslocamento a Brumadinho - MG
Diante da organização de uma força tarefa para ajudar em Brumadinho MG, ficamos em estado de atenção, até receber o alerta de concentração pelos Bombeiros Voluntários de Indaial onde foi relatado que houve a solicitação da Defesa Civil local.
Por Coordenação da Força Tarefa dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina em MG