Um grupo entre 15 e 20 bombeiros voluntários do Vale do Itajaí viajam neste sábado (26) rumo a Brumadinho, em Minas Gerais. Eles irão auxiliar na buscas a desaparecidos após o rompimento de uma barragem de sobras de mineração.
A equipe é mobilizada pelo quartel dos bombeiros voluntários de Indaial, mas deve reunir profissionais de outras cidades da região, como Pomerode, Ilhota, Ibirama, Presidente Getúlio, entre outras. Eles vão com carros oficiais e a viagem deve durar um dia e meio.
O rompimento da barragem da mineradora Vale aconteceu nesta sexta-feira, deixando cerca de 200 desaparecidos.
Todos têm treinamento para salvamento. O motivo de irem por terra é a necessidade de levar equipamentos para a operação, aponta o comandante de Indaial, Evandro Vinotti. A previsão é de que os voluntários fiquem em Minas Gerais por ao menos oito dias.
Enquanto os bombeiros estarão fora, as equipes que ficarão irão dobrar os plantões para garantir o atendimento à comunidade. Vinotti aponta que o grupo vai de forma totalmente voluntária e uma conta deve ser aberta para auxiliar na permanência do grupo em MG.
O comandante reforça que os profissionais têm experiência em operações de resgate e alguns, como ele próprio, já atuou no Haiti, em Teresópolis (RJ), Morro do Baú, em Ilhota.
Por Talita Catie
NSC Total