Geral

Bombeiro de folga resgata vítima de rio em Presidente Getúlio

Bombeiro de folga resgata vítima de rio em Presidente Getúlio Foto: Comunicação Social dos Bombeiros / Divulgação

A ação rápida do profissional impediu que o condutor de uma motocicleta fosse arrastado pelas águas do rio.

 

James Rides da Silva estava de folga e retornava de uma visita feita a parentes na cidade.

A ação rápida de um Bombeiro Militar de folga e populares impediu a morte de uma vítima de acidente de trânsito que acabou arremessada em um rio no Alto Vale do Itajaí. A operação de resgate e salvamento aconteceu na noite do sábado no município de Presidente Getúlio. O 3º Sargento James Rides da Silva retornava da visita feita a parentes no município e dirigia em seu veículo pelo centro da cidade por volta das 22h30 quando notou uma movimentação de populares numa ponte próxima ao acesso à SC-340, no bairro Niterói.

Uma moto estava caída sobre a ponte onde havia marcas que indicavam que o condutor teria perdido o controle do veículo e colidido contra o guarda-corpo, tendo sido supostamente arremessado no rio.

O militar parou para ver se havia alguém precisando de ajuda. Com experiência no atendimento de ocorrências semelhantes, Sargento James iniciou a busca ao condutor da moto. Com o auxílio de moradores da região, procurou entre a vegetação nas ribanceiras às margens do rio. Enquanto faziam a varredura, o motociclista acabou avistado por pessoas do alto da ponte. Graças ao uso do capacete, que é revestido de isopor na parte interna, a vítima inconsciente acabou parcialmente trazida para a superfície da água e localizada.

O militar resgatou-a do rio e com o apoio dos populares prestou os primeiros atendimentos. A vítima apresentava múltiplas fraturas nos membros e mandíbula inferiores, o que demandou cuidados especiais de imobilização após a retirada da água. O condutor da moto logo reagiu aos primeiros estímulos prestados pelo socorrista.

Resgate contou com o apoio de Bombeiros do município


Enquanto faziam o resgate, algumas pessoas acionaram os Bombeiros Voluntários do município. Os socorristas civis chegaram em seguida e auxiliaram na imobilização do jovem de 26 anos numa maca de ribanceira, que foi içada até o ponto onde uma ambulância o esperava para levar ao hospital. Com anos de serviço na região de Rio do Sul, o 3º Sargento BM James Rides da Silva está lotado atualmente como Diretor de Resposta a Desastres da Defesa Civil Estadual.

 

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Outras Notícias