A Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Imbuia promoveu uma importante palestra sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu um grande público, lotando o plenário. A ação integra as atividades do “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo, criado em Imbuia por meio de projeto de lei de autoria do vereador Jorge Sardo.
A palestra foi conduzida pela advogada Luciana Machado. Com experiência pessoal e profissional, Luciana trouxe informações valiosas sobre os direitos garantidos por lei às pessoas com TEA, orientando famílias, profissionais da área da saúde e educação, além da comunidade em geral.
O presidente da AMA, Djécio Alein, destacou a importância da participação expressiva da população e agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores e de todos os envolvidos na realização do evento. “Estamos muito satisfeitos com o grande público que compareceu. Foi uma noite de aprendizado e fortalecimento da causa. Nosso agradecimento especial à Luciana Machado por compartilhar sua experiência e conhecimento”, afirmou.
Fundada no fim de 2024, a AMA de Imbuia foi declarada de utilidade pública pela Câmara de Vereadores em dezembro do mesmo ano. Desde então, vem atuando no acolhimento e orientação às famílias e na busca por políticas públicas que garantam inclusão e respeito às pessoas com autismo.
O vereador Jorge Sardo, idealizador do Abril Azul no município, reforçou seu compromisso com a causa. “Sou um defensor dessa pauta. Já visitei cidades como Itapema e Agrolândia para conhecer suas estruturas de atendimento e nossa meta é implantar um espaço próprio aqui em Imbuia para atender nossas crianças com diagnóstico de autismo. Parabenizo o presidente Djécio Alein e a vice Claudia Ferreira por todo o trabalho desenvolvido até aqui”, destacou.