Geral

Alto Vale terá maior PPP de iluminação pública do Brasil com 24 cidades

Municípios catarinenses se unem em projeto que modernizará quase 40 mil pontos de luz com tecnologia LED

Alto Vale terá maior PPP de iluminação pública do Brasil com 24 cidades Alto Vale terá maior PPP de iluminação pública do Brasil com 24 cidades. Foto: Vanessa Montibeller

O Consórcio Intermunicipal de Saúde e Multifinalitário do Alto Vale do Itajaí (Cisamavi) oficializou a entrada de mais nove municípios no projeto de parceria público-privada (PPP) para modernização da iluminação pública. Com isso, o consórcio passa a ser o maior do Brasil neste modelo, com 24 cidades participantes.

RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP

A cerimônia de assinatura do aditivo foi realizada na sede do Cisamavi, em Rio do Sul, com a presença de prefeitos, representantes do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal.

 

Tecnologia LED e gestão moderna

O projeto prevê a modernização de quase 40 mil pontos de iluminação com tecnologia LED, beneficiando cerca de 241 mil moradores do Alto Vale. Entre os serviços oferecidos, estão a instalação, manutenção, expansão da rede e a implantação de um sistema de telegestão, que permitirá o monitoramento remoto da iluminação.

A expectativa é que ruas, praças, parques e monumentos históricos ganhem iluminação mais eficiente e segura.

 

Novos municípios aderem ao projeto

Atalanta, Aurora, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Lontras, Presidente Nereu, Rio do Sul, Santa Terezinha e Witmarsum são os novos integrantes. Eles se somam aos quinze que iniciaram a estruturação da PPP em agosto do ano passado: Agrolândia, Agronômica, Braço do Trombudo, Ibirama, Imbuia, José Boiteux, Laurentino, Mirim Doce, Petrolândia, Presidente Getúlio, Rio do Oeste, Salete, Trombudo Central, Vidal Ramos e Vitor Meireles.

Segundo o presidente da AMAVI, prefeito Manoel Arisoli Pereira, a modelagem será feita pela Caixa Econômica com custo zero para os municípios nesta fase inicial, já que os custos serão assumidos pela futura concessionária.

O projeto segue um modelo já adotado por cidades como Sapucaia do Sul (RS), onde a PPP trouxe uma economia de quase 40% na conta de iluminação pública. Segundo o secretário executivo da AMAVI, Paulo Roberto Tschumi, a iniciativa busca reduzir custos e ampliar o acesso à iluminação pública em todas as regiões do Alto Vale.

 

Próximas etapas e prazos

A estruturação da PPP está dividida em quatro fases: diagnóstico técnico, modelagem contratual, validação externa e licitação. Os estudos devem ser concluídos até o primeiro semestre de 2026. A publicação do edital e o leilão estão previstos até o fim do mesmo ano.

Atualmente, a Caixa Econômica Federal coordena oitenta projetos de PPP no país. Desses, cinquenta são no setor de iluminação pública. Estudos apontam que cidades que adotaram esse modelo já registram economia superior a 50% nos custos operacionais.

 

Ouça a reportagem de Vanessa Montibeller.

Outras Notícias