O Consórcio Intermunicipal de Saúde e Multifinalitário do Alto Vale do Itajaí (Cisamavi) oficializou a entrada de mais nove municípios no projeto de parceria público-privada (PPP) para modernização da iluminação pública. Com isso, o consórcio passa a ser o maior do Brasil neste modelo, com 24 cidades participantes.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
A cerimônia de assinatura do aditivo foi realizada na sede do Cisamavi, em Rio do Sul, com a presença de prefeitos, representantes do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal.
Tecnologia LED e gestão moderna
O projeto prevê a modernização de quase 40 mil pontos de iluminação com tecnologia LED, beneficiando cerca de 241 mil moradores do Alto Vale. Entre os serviços oferecidos, estão a instalação, manutenção, expansão da rede e a implantação de um sistema de telegestão, que permitirá o monitoramento remoto da iluminação.
A expectativa é que ruas, praças, parques e monumentos históricos ganhem iluminação mais eficiente e segura.
Novos municípios aderem ao projeto
Atalanta, Aurora, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Lontras, Presidente Nereu, Rio do Sul, Santa Terezinha e Witmarsum são os novos integrantes. Eles se somam aos quinze que iniciaram a estruturação da PPP em agosto do ano passado: Agrolândia, Agronômica, Braço do Trombudo, Ibirama, Imbuia, José Boiteux, Laurentino, Mirim Doce, Petrolândia, Presidente Getúlio, Rio do Oeste, Salete, Trombudo Central, Vidal Ramos e Vitor Meireles.
Segundo o presidente da AMAVI, prefeito Manoel Arisoli Pereira, a modelagem será feita pela Caixa Econômica com custo zero para os municípios nesta fase inicial, já que os custos serão assumidos pela futura concessionária.
O projeto segue um modelo já adotado por cidades como Sapucaia do Sul (RS), onde a PPP trouxe uma economia de quase 40% na conta de iluminação pública. Segundo o secretário executivo da AMAVI, Paulo Roberto Tschumi, a iniciativa busca reduzir custos e ampliar o acesso à iluminação pública em todas as regiões do Alto Vale.
Próximas etapas e prazos
A estruturação da PPP está dividida em quatro fases: diagnóstico técnico, modelagem contratual, validação externa e licitação. Os estudos devem ser concluídos até o primeiro semestre de 2026. A publicação do edital e o leilão estão previstos até o fim do mesmo ano.
Atualmente, a Caixa Econômica Federal coordena oitenta projetos de PPP no país. Desses, cinquenta são no setor de iluminação pública. Estudos apontam que cidades que adotaram esse modelo já registram economia superior a 50% nos custos operacionais.
Ouça a reportagem de Vanessa Montibeller.