A informação foi repassada pelo gerente administrativo da Central de Recolhimento de Embalagens vazias de agrotóxicos de Aurora Célio Maçaneiro durante o Seminário Nacional da Cebola. Célio foi responsável pela primeira palestra do seminário, e falou sobre a destinação correta de embalagens de agrotóxicos. Durante a explanação o gerente administrativo explicou, que trabalha há três anos com essa finalidade de passar orientações as pessoas, e que a insistência de cobrar a devolução correta das embalagens de agrotóxicos tem surtido efeito.
O gerente acredita que os agricultores estão começando a entender que como não há outra forma de produzir em grande escala sem o uso de agrotóxicos, é preciso ter cuidado com o manuseio do produto e também com a destinação correta das embalagens vazias.
Além dos municípios da região do Alto Vale, a central de Aurora é responsável pelo recolhimento de embalagens de cidades de outras regiões. Mas é a região da cebola, a responsável pelo maior número de embalagens devolvidas nesses últimos anos, acrescenta Maçaneiro.
O programa de palestras com o tema “Destino Correto das Embalagens de Agrotóxicos”, foi iniciado em julho de 2008, é voltado para agricultores, revenda de defensores agrícolas e, principalmente, crianças. Em três anos, o gerente administrativo explica que já foram mais de 500 palestras realizadas em todos os municípios que compõem o Alto Vale do Itajaí.
As apresentações consistem em explicar para as crianças sobre os locais adequados para armazenar as embalagens, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e sobre os males da má utilização desses produtos.