O Plano Econômico, Social e Ambiental, o Plesagre deve facilitar a gestão da propriedade.
Depois de estruturar as propriedades com o auxílio do programa de sustentabilidade da propriedade rural o produtor 10, os agricultores vão poder contar agora com uma outra ferramenta para dar continuidade ao planejamento da propriedade rural. Idealizado pelo Assessor de política agrícola da Fetaesc, Irineu Berezanski, o Plano Econômico, Social e Ambiental, o Plesagre, é desenvolvido na plataforma do programa Excel, para realizar o planejamento rural atendendo as necessidades econômicas, ambientais e sociais.
De acordo com Irineu Berezanki, a principio o Plesagre deve ser implantado nas propriedades em que o programa Produtor 10 já foi desenvolvido. Mas nada impede que outros proprietários também tenham acesso.
Em todo o estado de Santa Catarina, cerca de 180 propriedades estão preparadas para receber de forma piloto o Plesagre. Na região da cebola, o Produtor 10 ja foi desenvolvido nas cidades de Imbuia e Vidal Ramos.
Os interessados em adotar essa nova proposta de planejamento da gestão da propriedade deve procurar o Sindicato dos Trabalhadores rurais para agendar um treinamento.
Por: Adriane Rengel