Nesta terça-feira (1º), inicia a campanha “Abril Azul”, de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já no dia 08 de abril, a Comunidade Autista de Ituporanga (CAI), completa um ano.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
Atualmente, a entidade atende 140 das mais de 240 famílias de atípicos de Ituporanga. Entre as principais ações da CAI, estão os eventos de conscientização, a rede de apoio fornecida para as famílias e a inclusão dos portadores de TEA.
De acordo com a primeira tesoureira da Comunidade, Morgana Hoepers, para participar da entidade, é necessário apenas o laudo que comprove o autismo.
Inserção no mercado de trabalho
A CAI tem um projeto de inserção de jovens autistas no mercado de trabalho. Morgana afirma: “Já temos algumas empresas da cidade que entramos em contato e conseguimos uma fila de espera. Então temos adolescentes que gostariam de entrar no mercado de trabalho, mas que têm essa dificuldade, aguardando”.
Um caso de sucesso desse projeto foi apresentado na última reunião com os pais. Um dos jovens atípicos começou a trabalhar na Berlanda em Ituporanga. “Foi muito legal a troca de experiência dele”, avalia Morgana. “Gratidão às empresas que estão abrindo as portas, porque é necessário, é importante, eles estão dispostos a aprender e isso é o que mais importa”, complementa.
Passeata Silenciosa e outros eventos
No dia 26 de abril, uma passeata silenciosa será realizada. A saída está marcada para às 9h no Parque da Cidade e irá até o Seminário São Francisco de Assis.
O evento consiste em um grupo de pessoas, que seguem uma carreata em veículos, sem fogos de artifício e uso de buzinas, pensando no bem-estar de pessoas com sensibilidade auditiva, característica marcante do transtorno. Trata-se de uma maneira de incluir e conscientizar a população. O Demutran estará sinalizando o trânsito no dia da passeata.
“Vamos tentar trazer ônibus para conseguir agregar o máximo de famílias que, às vezes, não têm como estarem presentes”, anuncia Morgana.
Após a passeata, haverá piquenique, café, brincadeiras, picolés, pipoca, e cachorro-quente para as famílias.
Até julho, outras ações já estão programadas, como o dia das mães, dia das crianças, palestras e outras atividades.
Comunidade Autista conta com a solidariedade da população
A Comunidade Autista de Ituporanga é uma entidade sem fins lucrativos. Por isso, populares e empresas podem contribuir.
De acordo com Morgana, a partir do aniversário de um ano, ou seja, a partir de 08 de abril, a CAI se torna de Interesse Público e pode receber recursos do poder público, prospectando por meio da Câmara de Vereadores.
Empresas que quiserem doar, como forma de abater impostos, por exemplo, também podem colaborar. Além disso, a Comunidade possui uma conta bancária destinada ao recebimento de ajuda.
Para saber mais, clique aqui e acesse o instagram da CAI.
Se preferir, o whatsapp é (47) 99600-3214.
OUÇA A REPORTAGEM DE BERTA THIESEN.