O verão desse ano é o pior já registrado em relação ao borrachudo, agricultores vêm sofrendo muito com a presença do mosquito no interior. Segundo o vereador Almir Schaffer “Titi” (PMDB) autor da indicação, está impossível conviver com esse problema que vem aumentando constantemente. “É horrível ter que trabalhar com a presença desses mosquitos. Esse ano mesmo aumentou e muito a incidência de borrachudos no interior. Os agricultores estão reclamando bastante e pedindo providências”, destacou.
Titi alertou ainda que é preciso com urgência se usar o inseticida para combater as larvas do inseto. “Em outros anos era disponibilizado o BTU, o que ajudou na diminuição dessa praga. Mas como no ano passado não foi feito nenhum tipo de combate voltou a aumentar. Então eu peço ao executivo e a Secretaria de Agricultura que faça algo urgente, os agricultores não aguentam mais”, afirmou.
O vereador Claudinei Eyng “Beleco” (PMDB) destacou que isso é problema inclusive que preciso ser visto com a Secretaria de Saúde do município. “Isso entra dentro do controle de endemias. Secretaria de Saúde e vigilância sanitária talvez poderiam auxiliar nesse trabalho de combate ao mosquito. Sabemos que vem recurso pra isso então porque não ajudar o agricultor?, argumentou.
O presidente da Casa Jaime Sens (PSDB) ressaltou que licitação para aquisição do inseticida está nos trâmites finais. “Já conversei com o Secretário de Agricultura e será providenciada a compra do BTU e assim que tivermos ele disponível começaremos a entregar aos agricultores. Acredito que até semana que vem tudo esteja resolvido”, finalizou.
Por Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Ituporanga