Secretária de Estado da Saúde Tânia Eberhardt recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, 19, o gerente regional do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), do Ministério da Saúde, Jorge Carlos Keller, que apresentou o novo cartão de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e a máquina que confecciona o documento.
O novo Cartão SUS é a identificação dos usuários com todas as informações referentes ao paciente. “É uma política nacional que preconiza o cadastro do usuário, fornecendo um número que é válido para todo o país. O objetivo é aprimorar a qualidade do atendimento das ações e dos serviços executados na saúde pública em âmbito nacional”, disse a secretária Tânia Eberhardt.
Clécio Espezim, superintendente de Planejamento e Gestão da SES, que também estava presente, avaliou a novidade como mais um avanço para os usuários do SUS. “O novo Cartão SUS contribui para a organização da rede de serviços regionalizada e hierarquizada, organizando o serviço de referência e contra-referência”, explicou Espezim.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o DATASUS, vem coordenando esse processo de confecção e distribuição dos cartões no estado.
Nessa primeira fase serão entregues 903 impressoras para 132 municípios. O critério de distribuição prioriza municípios e capitais, regiões metropolitanas e aquelas cidades que já tenham implantado o Sistema de Regulação (Sisreg).
Na segunda fase, 141 municípios com o maior percentual no cadastro Saúde da Família serão contemplados com os equipamentos para a confecção do novo Cartão SUS. Na terceira e última etapa, as impressoras serão entregues aos 22 municípios restantes.
Secretaria de Estado de Saúde/SC