Ocorreu na tarde de segunda-feira, 7, em Rio do Sul, a solenidade comemorativa aos 183 anos de criação da Polícia Militar de Santa Catarina. O ato foi realizado na sede do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Autoridades civis e militares se fizeram presentes na cerimônia, que foi marcada por entrega de condecorações e promoção de policiais militares. O comandante do pelotão formado, capitão Vanilo Vignola, apresentou a tropa ao comandante do 13º BPM, tenente-coronel Renato Abreu, dando início à formatura militar.
No ato, foram premiados os policiais militares que se destacaram no 2º semestre de 2017, no Programa Institucional de Reconhecimento e Valorização Técnico-Profissional da Polícia Militar de Santa Catarina (Valorem), onde o soldado Douglas Ferreira de Campos, de Presidente Getúlio, alcançou a primeira colocação, seguido dos soldados Alexandre Hames e Marcelo Luis Pereira, ambos de Rio do Sul.
Seguindo a solenidade, foram condecorados com Brasões de Mérito Pessoal os seguintes policiais militares:
Brasão de Mérito Pessoal 1ª Categoria : tenente-coronel Renato Abreu e 3º sargento Silvério Pereira;
Brasão de Mérito Pessoal 2ª Categoria: 3º sargentos Darci Magnani, Marilea Koepsel,Samuel Costa Spindola, Salésio Martins e André Florentino da Luz, e os cabos Golbery Heusser e Cleiton Souza;
Brasão de Mérito Pessoal 3ª Categoria: 3º sargento Jonni Schuller e cabo Osmar Nagel Schnaider.
Foram agraciados com medalhas de Mérito por Tempo de Serviço, instituída pelo Decreto Estadual nº 24.555 de 26 de dezembro de 1984, os seguintes policiais:
Medalha de Mérito Categoria Prata – 20 anos: major Luciano Beneval de Souza e os3º sargentos Moacir Antônio Scapin, Samuel Costa Spindola, Fábio Marchi, Aélcio Luis Pereira,Salésio Martins, Sidnei Will, Zemario Goulart, Hermenegildo Vicente Hoffmann, Justino Borba Junior, André Florentino da Luz e Ronerio Bruch.
Medalha de Mérito Ctegoria Bronze – 10 anos: 3º sargento Maicon Borghezan, cabo Marcelo Francisco Sacht e soldado Rafael Henrique Fronza.
Na mesma cerimônia, foi promovido à graduação de cabo, o soldado Rafael Henrique Fronza, que atua no município de Laurentino, pertencente à 1ª Companhia do 13º BPM.
O tenente-coronel Renato Abreu encerrou a solenidade com a leitura da Ordem do Dia, agradecendo a todos pela presença.
Por Soldado Jerusa Fronza / 13º BPM