Agricultura

Sindicato da Indústria do Tabaco lança programa para diversificação das propriedades rurais

Além da possibilidade de uma segunda safra na mesma área, os produtores garantem mais segurança alimentar e uma renda variada para suas famílias.

Sindicato da Indústria do Tabaco lança programa para diversificação das propriedades rurais Divulgação/Reprodução

O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco, o SindiTabaco, lançou no dia 25 de março, durante a Expoagro Afubra, em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, o programa Tabaco é Agro: Diversificação das Propriedades. O objetivo da iniciativa é incentivar os produtores rurais a diversificarem suas atividades, aumentando a produtividade e a sustentabilidade das propriedades.

RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP

Atualmente, segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o tabaco ocupa apenas 20,5% da área média das propriedades, cerca de 3 hectares, mas é responsável por mais da metade da receita dos produtores, movimentando mais de R$ 11 bilhões e 700 milhões na última safra. Já a diversificação das culturas, que inclui milho, soja, batata-doce e hortifrutigranjeiros, além da criação de animais, gerou mais de R$ 9 bilhões em receita.

Para o presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, o tabaco segue sendo essencial para a agricultura familiar, mas a diversificação fortalece a economia rural. Segundo ele, além da possibilidade de uma segunda safra na mesma área, os produtores garantem mais segurança alimentar e uma renda variada para suas famílias.

O programa contará com apoio de entidades governamentais e representativas dos produtores do Sul do país. Técnicos do SindiTabaco vão orientar os fumicultores sobre as vantagens da diversificação, como a redução de pragas e a melhora na qualidade do solo para a próxima safra.

A assessora técnica da entidade, Fernanda Viana, destaca que, além de aumentar a rentabilidade das propriedades, a diversificação contribui para um manejo mais eficiente da terra e redução de custos na criação de animais, tornando a produção mais sustentável.

Outras Notícias