Saúde

Semana Nacional do Doador: número de candidatos à doação de sangue no HEMOSC cresce 31% em 2023

Em 2022, 3.438 pessoas se candidataram à doação. Neste ano, foram 4.544, o que representou 3.736 bolsas de sangue para transfusão

Semana Nacional do Doador: número de candidatos à doação de sangue no HEMOSC cresce 31% em 2023 Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

A Semana Nacional do Doador 2023 encerrou com sucesso e aumento no número de candidatos à doação no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em comparação com o ano passado, o período registrou um crescimento de 31% no total de candidatos. Em 2022, 3.438 pessoas se candidataram à doação. Neste ano, foram 4.544, o que representou 3.736 bolsas de sangue para transfusão.

Com o tema “Preserve a vida. Doe sangue”, a Semana Nacional Doador de Sangue ocorreu entre os dias 20 a 25 de novembro e teve o objetivo de promover a conscientização ambiental entre os doadores de sangue, demonstrando que todos somos responsáveis pelo meio em que vivemos.

“Este aumento em candidatos à doação de sangue mostra como a população catarinense é solidária e entende que o sangue não tem substituto, somente a doação de um ser humano pode salvar outro. Consideramos nossa semana do doador de sangue um grande sucesso pelo número de bolsas coletadas. Temos que agradecer também aos diversos parceiros do HEMOSC que contribuíram de muitas formas alegrando nossos doadores e a imprensa sempre nos aproximando das pessoas e incentivando a doação de sangue”, relata a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten.

O Dia Nacional do Doador de Sangue foi instituído em junho de 1964, através do decreto Lei nº 53.988, que homenageia e agradece aos doadores de sangue que com seu ato voluntário e altruísta salvam vidas.

O HEMOSC, administrado pela FAHECE, é responsável por 99% do sangue coletado e distribuído no Estado. As doações devem ser agendadas por meio do site https://www.hemosc.org.br/agende-sua-doacao.html.

Outras Notícias