A cidade de Rio do Sul será palco da Semana do Alimento Orgânico, evento de abrangência nacional e estadual que visa conscientizar a população sobre a importância da produção e consumo de alimentos orgânicos. A programação contará com diversas atividades, sendo o destaque o seminário regional, que ocorre no dia 21 de maio, a partir das 13h30, no Instituto Federal Catarinense – Unidade Urbana.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA E REGIÃO NO WHATSAPP
Em entrevista à Rádio Sintonia, Katiucia Vicentiner, engenheira agrônoma, turismóloga e extensionista da Epagri, explicou que o objetivo do evento é aproximar o consumidor da origem do alimento e promover o debate sobre a produção orgânica.
— A ideia é despertar um olhar mais atento para o que colocamos no prato, tanto por parte dos consumidores quanto de nutricionistas, estudantes, produtores e técnicos — destacou.
O seminário irá abordar temas como qualidade dos alimentos, saúde, certificação, cadeia produtiva, comercialização e relatos de produtores orgânicos. Catiucia reforçou que ainda existe desinformação sobre o assunto e que esse é um espaço importante para tirar dúvidas e promover o diálogo.
Alta demanda, baixa oferta
Mesmo em uma região de forte vocação agrícola, como o Alto Vale, a produção orgânica ainda é pequena e não supre a demanda local. Parte dos alimentos orgânicos consumidos na região vem de outras localidades.
— Temos bons produtores, mas em número insuficiente. A procura por alimentos saudáveis cresce, mas a oferta ainda é limitada — alertou Catiucia.
Produção orgânica é possível em escala
Segundo a extensionista da Epagri, a produção orgânica exige um manejo diferente do convencional, mas já existem tecnologias e exemplos de sucesso em larga escala em outras regiões.
— É possível produzir orgânicos em volume, sim. É uma questão de conhecimento, tecnologia e mudança de mentalidade — explicou.
Programação regional
Além do seminário, a Semana do Alimento Orgânico no Alto Vale inclui visitas técnicas a propriedades, atividades com escolares e uma feira especial, com datas e horários a serem divulgados.
O evento é fruto de uma articulação estadual liderada pela Alesc e conta com apoio de diversas entidades, como Epagri, Coperfave, Prefeitura de Rio do Sul, IFC, AMAVI, UNIDAVI, SENAR, SEBRAE, CRESSOL e outros parceiros.
As inscrições para o seminário devem ser feitas antecipadamente por meio de um link divulgado nas redes sociais dos organizadores, devido à limitação de espaço no local.
Os detalhes na entrevista de Josué Eger: