Processo não deve gerar custos extras ao Estado
Após um mês em funcionamento, o radar meteorológico de Lontras voltou a ser desativado. Há cerca de duas semanas o aparelho começou a apresentar inconsistência de dados. De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, a empresa responsável pelo radar aconselhou o desligamento do sistema para evitar outros problemas.
Segundo o secretário, o processo de calibragem do radar, necessário para corrigir as inconsistências, não vai trazer gastos para o governo do Estado pois este serviço já está incluído no custo do sistema. O custo do radar foi de R$ 10 milhões.
A empresa americana está enviando dois técnicos dos Estados Unidos para trabalhar na calibragem do radar. A equipe deve chegar a Santa Catarina no início da próxima semana. O secretário Moratelli não soube informar quanto tempo será necessário até o radar voltar ao funcionamento. Mas, acredita que o problema será resolvido:
— A empresa está sedo cobrada, mas é uma empresa importante, que vende para o mundo inteiro. É uma pena que o radar não esteja funcionando pois é um dos elementos fundamentais para um sistema de prevenção eficiente em Santa Catarina — disse.
O radar meteorológio de Lontras começou a operar em julho do ano passado. Em janeiro, o funcionamento foi interrompido e voltou a operar no dia 9 de junho. O radar está desligado há cerca de dez dias.
*com informações do repórter Gabriel Rosa/Diário Catarinense