Troca da peça danificada deve ficar pronta até o fim de março
O Radar Meteorológico de Lontras, inaugurado em julho do ano passado para aprimorar o monitoramento das informações sobre mudanças climáticas em Santa Catarina, não estava operando durante as chuvas que causaram estragos no Alto Vale nesta segunda-feira. Devido à um dano na fonte de alimentação de alta tensão, o radar está fora de funcionamento desde o dia 19 de janeiro. A principal hipótese para a causa do problema é uma descarga elétrica durante uma tempestade.
Segundo a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), a peça serve como uma espécie de estabilizador, controlando e convertendo as potências de tensão elétrica. Esta foi a terceira vez que a fonte demonstrou problemas, por isso será trocada pela empresa fabricante do radar. Como o equipamento tem garantia de dois anos, a troca e a manutenção é feita sem custos para o Estado. Entre o transporte da peça e a instalação, a expectativa da SDC é de que o radar volte a operar até o fim de março.
A assessoria de imprensa da SDC afirma que durante os primeiros meses de funcionamento os problemas são esperados pelos técnicos que administram o radar até a total adequação do equipamento. Para encontrar defeitos como o da fonte de alimentação, uma equipe da empresa fabricante realiza manutenções preventivas e mantém peças de reposição em estoque para troca em casos de urgência.
*Com informações Jornal de Santa Catarina