A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema "Fraternidade e Ecologia Integral" e o lema "Deus viu que tudo era muito bom". O objetivo é promover uma conversão integral e estimular ações para enfrentar a crise ambiental, que afeta especialmente os mais vulneráveis.
O arcebispo metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, ressalta a necessidade de uma nova postura em relação ao meio ambiente. "O que fizemos até agora foi destruir para usufruir. Hoje, percebemos que é preciso uma nova atitude, de proteção e valorização da vida em todas as suas formas", afirma.
Neste contexto, um personagem importante na história ambiental de Santa Catarina foi o padre Raulino Reitz, botânico e cientista que faleceu em 1990. Ele foi responsável pela criação da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e de parques estaduais, como o Parque da Serra do Tabuleiro e o da Pedra Furada. Sua obra "Flora Ilustrada Catarinense", com 149 fascículos, é referência no estudo da biodiversidade do estado.