Geral

Projeto de castração de animais será colocado em prática em Ituporanga

Nesta primeira etapa a prioridade é para cães e gatos abandonados e num segundo momento para animais de famílias carentes.

Projeto de castração de animais será colocado em prática em Ituporanga Foto: Divulgação / Reprodução

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ituporanga iniciou o projeto de controle de zoonoses e vai castrar mais de 500 animais até o final do ano. Nesta primeira etapa a prioridade será para animais de rua.

O projeto é o resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado há vários anos pelo município, mas que nunca havia sido tirado do papel. A previsão é de que cães e gatos sejam castrados em Ituporanga seguindo um cronograma semanal.

Para as castrações a prefeitura lançou um processo licitatório que definiu a Clínica Auqmia como a responsável pelos procedimentos. O investimento será de quase R$ 113 mil por ano. Já para os cuidados pós-operatórios foi feita uma parceria com a Associação As Patas que cuida dos animais em lares temporários até que eles se recuperem e em conjunto com a administração tenta encaminhá-los para adoção.

Conforme acordo feito com o Ministério Público e com a associação, nesta primeira etapa foram beneficiados apenas animais de rua dos bairros Vila Nova e Nossa Senhora de Fátima, considerados prioridade pelo número de abandonos.

Por Assessoria de Comunicação

Administração de Ituporanga

Outras Notícias