Política

Prefeito e ex-prefeito de cidade de SC são condenados por prática de "rachadinha"

Eles exigiram parte da remuneração de servidores comissionados como condição para que eles permanecessem no exercício de suas funções

Prefeito e ex-prefeito de cidade de SC são condenados por prática de "rachadinha" Divulgação/Reprodução

 

O atual prefeito e um ex-prefeito de Guaraciaba, no Oeste de Santa Catarina, foram condenados pela prática da rachadinha, o que configura ato de improbidade administrativa, informou o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nesta segunda-feira (10).

Segundo o órgão, durante a gestão de 2013 e 2020, Vandecir Dorigon, atual chefe do executivo municipal, e Roque Luiz Meneghini exigiram parte da remuneração de servidores comissionados como condição para que eles permanecessem no exercício de suas funções.

No período, Meneghini era chefe do executivo municipal e Dorigon era vice da chapa. Eles tiveram os diretos políticos suspensos por quatro e cinco anos, respectivamente. A decisão, em segundo grau, cabe recurso.

Conforme o MPSC, os réus devem pagar multa equivalente a 10 vezes a remuneração dos cargos.

Na primeira decisão judicial, eles haviam sido absolvidos, mas o MPSC apresentou recurso para a continuação do processo.

Conforme o MPSC, além de praticarem ato de improbidade administrativa, os réus violaram vários princípios da administração pública.

A promotoria argumentou que o ex-prefeito e ex-vice-prefeito se aproveitaram do cargos para exigir dos servidores pagamentos mensais no valor de 5% ou 10%.

O Ministério Público ainda sustentou no recurso que não há título legal que autorize a cobrança dos valores. Conforme o órgão, não há legitimidade na cobrança, que tampouco poderia ser exigência partidária.

"O valor que era pago pelos servidores comissionados era compulsório, mensal e era condição para que permanecessem no trabalho. Não há dúvidas do enriquecimento ilícito de ambos ante o visível esquema de rachadinha", manifestou a promotora Marcela de Jesus Boldori Fernandes.

Por G1

Outras Notícias