Exército virá até a cidade para ajudar na limpeza e reconstrução das áreas prejudicadas
O prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparino, assina na tarde desta terça-feira (21) o decreto de calamidade pública no município. “Definimos isso depois da reunião com o governador. Eu assino o decreto aqui e ele já elabora o decreto estadual de calamidade”, contou. O documento facilita a busca por recursos para a reconstrução da cidade. A estimativa da prefeitura é de que 20% do município foi gravemente afetado pelo tornado que atingiu a região na tarde de segunda-feira.
O dia após a tragédia está sendo de comoção e recuperação em Xanxerê. A expectativa é pela chegada do Exército, que deve enviar entre 100 e 150 homens ainda nesta tarde. “Assim que eles chegarem vamos reunir estes homens, a Defesa Civil e os bombeiros para traçar um plano de trabalho organizado”, explicou Gasparino. “Agora precisamos sair da teoria e ir para a prática”, completou.
Segundo o prefeito, todas as pessoas feridas já receberam atendimento médico. São 130 internados em hospitais de Xanxerê e região, três deles em estado grave. “A população está assustada. Desceu uma bomba dentro da cidade”, avaliou. Gasparino conta, no entanto, que “o poder de recuperação é muito grande”. “Tenho andado oferecendo solidariedade às pessoas e recebo solidariedade em troca”, contou. Ele ainda não teve contato com as famílias das duas pessoas que morreram durante o tornado, já que estão fazendo a liberação dos corpos no IML (Instituto Médico Legal) em Chapecó.
Fonte: Notícias do Dia