Segurança

Polícia Civil instaura inquérito para investigar casos de pacientes com complicações em Ibirama

Investigação apura problemas de saúde apresentados por pacientes após exames em clínica particular. Familiares já foram ouvidos pela polícia.

Polícia Civil instaura inquérito para investigar casos de pacientes com complicações em Ibirama Viatura Polícia Civil. Foto: PCSC

A Polícia Civil de Santa Catarina instaurou um inquérito policial para investigar os casos de pacientes que apresentaram complicações de saúde após realizar exames em uma clínica particular de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí. A investigação é conduzida pela Delegacia de Polícia da Comarca de Ibirama e busca esclarecer as circunstâncias das ocorrências.

Segundo a corporação, as diligências continuam e incluem depoimentos de familiares dos pacientes, análise de documentos médicos e acompanhamento dos trabalhos realizados pelos órgãos de saúde.

Polícia Civil ouve familiares e analisa documentos médicos

Durante as investigações, a Polícia Civil ouviu familiares dos pacientes que apresentaram problemas de saúde semelhantes. Além disso, os investigadores analisaram documentos médicos relacionados aos atendimentos.

A corporação também mantém contato com os órgãos de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, responsáveis por realizar análises técnicas para esclarecer as possíveis causas das complicações.

Assim que os resultados estiverem disponíveis, serão encaminhados à autoridade policial para avaliação e continuidade das investigações.

Investigações buscam esclarecer possíveis causas das complicações

O inquérito policial busca reunir informações que permitam compreender as circunstâncias dos casos registrados em Ibirama.

Paralelamente, os órgãos de saúde trabalham na análise dos dados médicos e sanitários. Os resultados poderão contribuir para esclarecer os problemas de saúde apresentados pelos pacientes.

Até o momento, a Polícia Civil não divulgou conclusões sobre as causas das complicações.

Relembre o caso

Conforme noticiado pela Rádio Sintonia FM na terça-feira (27), uma mulher de 38 anos morreu após apresentar complicações de saúde depois de realizar exames em uma clínica particular de Ibirama.

A vítima, identificada como Daiane, integrava a equipe feminina de futsal Amigas da Bola, do município. Ela procurou atendimento no Hospital Doutor Waldomiro Colautti na quinta-feira (22). Após receber alta, voltou a apresentar problemas de saúde na sexta-feira (23). A morte ocorreu na tarde de segunda-feira (26).

Na ocasião, familiares de outros pacientes relataram situações semelhantes após procedimentos de endoscopia e colonoscopia realizados no mesmo estabelecimento. Segundo as informações divulgadas, pelo menos sete pessoas haviam procurado atendimento hospitalar.

Até segunda-feira (26), três pacientes permaneciam internados, sendo dois na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outro em observação.

A Vigilância Sanitária de Ibirama iniciou os levantamentos após receber informações sobre as complicações. Uma equipe esteve na clínica na sexta-feira (23) para verificar as circunstâncias dos atendimentos.

Em manifestação anterior, a direção do estabelecimento lamentou os acontecimentos, prestou solidariedade aos pacientes e familiares e informou que estava colaborando com as autoridades.

Polícia Civil segue com diligências em Ibirama

Com a instauração do inquérito, a Polícia Civil dará continuidade à apuração dos fatos, considerando os depoimentos, a documentação médica e os resultados das análises técnicas realizadas pelos órgãos de saúde.

A corporação não informou prazo para a conclusão das investigações.

Outras Notícias