Trânsito

Plano de Mobilidade Urbana de Ituporanga destaca urgência em melhorias no estacionamento

População conheceu estratégias para melhorar trânsito, incluindo estacionamento rotativo e contorno viário sul. Participação foi abaixo do esperado.

Plano de Mobilidade Urbana de Ituporanga destaca urgência em melhorias no estacionamento Plano de Mobilidade Urbana destaca urgência em melhorias no estacionamento - Divulgação/Reprodução

Foi realizada na noite desta quarta-feira (09), na Câmara de Vereadores de Ituporanga, uma audiência pública para a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana do município. O encontro reuniu autoridades, técnicos e representantes da população para discutir propostas e estratégias que visam melhorar o trânsito e a circulação na cidade.

RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP

Participação popular abaixo do esperado

A presidente da Câmara, Sandra Berns Clasen, destacou a importância da participação popular. Apesar da transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara, a presença do público foi abaixo do esperado.

A empresa responsável pela elaboração do projeto é a 4MOB Engenharia, de Joinville. O estudo foi baseado em dados coletados na audiência pública realizada no ano passado e por meio de um formulário online que recebeu 27 respostas.

O plano apresenta diagnósticos, metas e ações para diversas áreas: transporte público coletivo, circulação viária, infraestrutura, acessibilidade, controle de cargas e polos geradores de tráfego. Atualmente, Ituporanga possui uma frota de 24.632 veículos. Os pontos com maior circulação são:

  • Rua Virgílio Scheller, com fluxo de mais de 6 mil veículos;
  • Rua Governador Jorge Lacerda com a rua Emílio Altenburg, com mais de 4.700;
  • Rua Jorge Lacerda com a rua Carlos Thiesen, com mais de 3.900 veículos.

 

Estacionamento no centro da cidade

Um dos temas que gerou mais debate foi o estacionamento rotativo. O secretário de Planejamento, Vilmar Schwambach, afirmou que a proposta está mais próxima de ser implantada.

Outro ponto relevante foi o contorno viário sul, desenvolvido pelo Governo do Estado, com o objetivo de desviar o tráfego pesado do centro. O projeto prevê duas novas ligações, ambas passando pelo bairro Bela Vista e conectando a região da ponte da divisa com Santa Tereza e a Curva do Fuck, na estrada para a Vila Nova.

Segundo Schwambach, essas obras exigem alto investimento. Ele ainda lembrou que, com a futura pavimentação das ligações entre Ituporanga e a BR-282, e entre Vidal Ramos e Botuverá, o fluxo de veículos vai aumentar consideravelmente. Só o trânsito de caminhões já é de 3.400 por dia no município.

O Plano de Mobilidade Urbana de Ituporanga se soma ao Plano Diretor como uma ferramenta de planejamento para garantir um crescimento sustentável e com mais qualidade de vida para todos.

Acompanhe mais detallhes na íntegra na reportagem de Jean Carlos:

Outras Notícias