Na última sexta-feira, 9, foi deflagrada a maior operação policial militar da história do alto vale. A operação visou o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos na Comarca de Rio de Sul, tendo como alvo apartamentos localizados em um condomínio residencial no mesmo município.
Além de policiais militares lotados no 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), também participaram da operação policiais dos pelotões de Patrulhamento Tático (PPT) do 6º BPM (Lages), Guarnição Especial de Mafra (Gemfa) e 10º BPM (Blumenau), com apoio do Canil Setorial do 6º BPM e do 10º BPM, totalizando um efetivo de 84 policiais.
Objetivando alinhar os últimos detalhes da operação, às 4h30, todos os policiais militares envolvidos no evento se reuniram nas dependências do quartel do 13º BPM, momento que o comandante, tenente-coronel Renato Abreu, realizou o briefing com a tropa. Pontualmente, às 6h, as equipes desembarcaram no residencial e iniciaram o cumprimento dos mandados.
A operação culminou com 10 pessoas detidas, apreensão de drogas (maconha, cocaína e crack), dinheiro em espécie, notas falsas de dinheiro, munição calibre 762, rádios de comunicação, balanças de precisão, cadernos contendo anotações do tráfico, produtos de procedência duvidosa (celulares, som automotivo, correntes de prata, dentre outros).
Para o tenente-coronel Renato Abreu, a operação foi um sucesso, destacando que a Polícia Militar está atenta e irá intensificar as ações em todos os locais em que o tráfico queira se instalar, objetivando prevenir e reprimir tal prática delituosa.