Agricultura

Mais de mil agricultores aderem a Nota Fiscal Eletrônica em Ituporanga

Na Capital da Cebola agricultores estão utilizando o sistema de Nota Eletrônica de Produtor Rural.

Mais de mil agricultores aderem a Nota Fiscal Eletrônica em Ituporanga Diário do Alto Vale / Reprodução

 

Apesar de ainda ser aceita em território catarinense, a nota de papel não serve mais para transações interestaduais e o sistema eletrônico já é obrigatório desde 2016. Em Ituporanga, mais de mil agricultores estão utilizando o sistema de Nota Eletrônica de Produtor Rural.

Para aderir ao sistema, o agricultor deve entrar no site da Secretaria de Estado da fazenda, acessar o link Nota Fiscal de Produtor e efetuar cadastro. Ao adotar o sistema o produtor simplifica uma serie de trâmites burocráticos.

Entre os benefícios do sistema estão a dispensa de deslocamento ao Setor de Notas para pegar ou prestar contas das emissões e a retirada de extrato da movimentação em casa ou outro lugar com acesso a Internet.

O agricultor ainda pode emitir quantas notas foram necessárias para a venda da produção em todo o histórico fica arquivado no sistema facilitando a busca no momento de requerer a aposentadorias.

Mesmo disponível de forma online, as Secretarias Municipais de Agricultura, seguem prestando atendimento aos agricultores que não possuem acesso a Internet e que precisem de orientações.

Na Capital da Cebola, os agricultores podem procurar o Setor do Bloco de Notas junto a Secretaria de Agricultura de Ituporanga, que fica anexa ao Parque Ingo Altemburg. O atendimento é efetuado entre 8h e 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta.

 

Por Diário do Alto Vale

Outras Notícias