Mais de dois mil eleitores do Alto Vale podem perder o título de eleitor, se não fizerem a regularização até o dia 6 de maio. O documento será cancelado pelo não comparecimento ou não justificação do voto dos eleitores, nas últimas três eleições.
O município do Alto Vale que mais tem eleitores que precisam da regularização é Rio do Sul, com 775. Ibirama vem em segundo com 223 eleitores e Ituporanga com 144. No total, 2.058 eleitores da região podem ter os títulos cancelados.
Já Braço do Trombudo e Trombudo Central, são os únicos municípios do Alto Vale que não têm eleitores faltosos, pois, de acordo com o chefe de Cartório da 57ª Zona Eleitoral, José Lori Soares Júnior, foi feita a revisão em 2017.
“Então os títulos ou já foram cancelados porque não regularizaram ou fizeram a revisão”.
O prazo, que iniciou no dia 6 de março, segue até dia 6 de maio e de acordo com o auxiliar eleitoral, da 14ª Zona de Ibirama, Edson Luiz Kobsh, o que mais pode prejudicar o cidadão é o cancelamento do título seguido pelo CPF.
“O cancelamento do título de eleitor acarreta no bloqueio do CPF. E também haverá problemas relacionados à concursos públicos, onde a pessoa não consegue tirar a quitação eleitoral, por exemplo. Então todos os eleitores que não votaram e que não justificaram o voto nas últimas três eleições, tem até o dia 6 de maio para regularizar a situação. Ressaltando que os eleitores podem ter os documentos cancelados e depois para regularizar há muito mais transtorno”.
Por Elisiane Maciel
Diário do Alto Vale