No início deste ano de 2025, a administração de Leoberto Leal solicitou ao governo de Santa Catarina, uma estrutura e profissionais da Defesa Civil para atender o município. Após eventos climáticos adversos, o município decretou situação de emergência por conta dos estragos.
Desta forma, com as solicitações atendidas, o Coordenador da Defesa Civil, Kleber de Moura, esteve presente na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira (24) para falar sobre o planejamento da entidade no município.
Entre as atividades previstas para o primeiro semestre, a solicitação de pontes na Defesa Civil nacional e na Defesa Civil estadual, além de implementação de um heliponto, treinamentos, revisão do plano de contingência e vinculação da cidade à um plano de ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU).
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
Recuperação de Pontes
O recurso federal para a reconstrução de duas pontes danificadas pelas chuvas no interior do município já foi solicitado.As duas estruturas danificadas são de madeira e deverão ser substituídas por kits pré-moldados. Nesta terça-feira (25), devem ser feitos alguns ajustes na documentação necessária e, dentro de 45 dias, a Defesa Civil nacional deve informar o prazo para início das obras.
Na semana passada, o prefeito Maicon Scheimann se reuniu com o secretário de estado de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt. “O prefeito solicitou um apoio ao governo do estado e foi aceito. Diante disso, nós estamos elaborando o projeto para três kits de transposição”, afirmou Kleber. Da mesma forma, algumas atualizações na documentação estão sendo realizadas ao longo desta semana.
Instalação de heliponto em Leoberto Leal
Durante os momentos de adversidades, muitas vezes, forças de segurança e saúde pública precisam acessar os municípios com agilidade. Por isso, são utilizados helicópteros. Até o momento, Leoberto Leal não conta com uma estrutura adequada para pousos.
“Eu também atuo no agrupamento aéreo e a gente já teve uma situação de helicópteros virem para cá encontrarmos dificuldades de pouso na região. Também aconteceu a coincidência de eu ter chegado e visto o Águia pousando no campo. [...] Até por exigência do prefeito, vamos tomar ações, ver um local seguro”, afirmou Kleber.
O heliponto será instalado atrás da Câmara de Vereadores e da Unidade de Saúde e deve ser utilizado somente para fins de saúde pública e segurança pública.
Capacitações e plano de contingência
A secretaria de educação municipal vai passar por uma capacitação ainda no primeiro semestre, seguindo a Lei Lucas, que exige o treinamento de profissionais da educação no atendimento de primeiros socorros.
Uma estrutura de ação e captação de recursos para responder à desastres será montada junto com a Assistência Social.
Também, estão abertas as inscrições para voluntários na Defesa Civil de Leoberto Leal. A capacitação é ministrada pela entidade, oferece certificado e não tem custo.
Leoberto Leal no “Construindo Cidades Resilientes 2030”, da ONU
De acordo com Kleber Moura, Leoberto Leal será inserido no programa internacional “Construindo Cidades Resilientes 2030”, que quer construir cidades mais preparadas para adversidades até 2030 e que permite que o município solicite apoio internacional por meio de uma linha de assistência social, educação e infraestrutura na Organização das Nações Unidas (ONU).
Além disso, o plano de contingência do município passa por revisão. “Ao término desta revisão, nós faremos uma audiência pública e, posteriormente, o plano de contingência passará por votação e aprovação dos vereadores, para que seja atualizado junto à lei municipal”, afirmou Kleber. “Ela atende os requisitos da lei federal 12.608/2012, então ela só precisa ser atualizada”, finaliza.
A equipe, junto com a Secretaria de Obras, verifica pontos de erosões e riscos para que um mapeamento seja realizado e novas indicações sejam feitas. “Existe o recurso de Defesa Civil para isso, para que a gente possa então melhorar essa estrutura de segurança e resiliência no município de Leoberto Leal”, afirma Kleber Moura.
OUÇA A FALA DE KLEBER MOURA NA ÍNTEGRA: