Segurança

Justiça Federal determina retirada imediata de indígenas acampados na Gruta do Tigre, em Rio do Oeste

 Justiça Federal determina retirada imediata de indígenas acampados na Gruta do Tigre, em Rio do Oeste Imagem Internet

 

A Justiça Federal determinou nesta sexta-feira (3) a retirada imediata dos indígenas acampados na Gruta do Tigre, em Rio do Oeste, podendo o Município se utilizar de força policial para o cumprimento da ordem judicial. 

O local, bastante visitado por turistas de diversas partes do país, foi invadido por indígenas na manhã da última sexta-feira (24). A motivação seria o pedido da retirada de restos mortais dos antepassados destes povos indígenas que, segundo eles afirmam, estariam sepultados nesta área, onde entre 400 e 500 índios foram enterrados. A reinvidicação é que as ossadas voltem para as tribos respectivas. 

Os  indígenas acampados no local, não estão impedindo o acesso de visitantes na gruta, que tem um espaço religioso onde são celebradas missas e também um restaurante que abre semanalmente.

A Gruta do Tigre pertence ao município de Rio do oeste e no local há uma estátua simbolizando um índio Xokleng, colocada lá em homenagem a esse povo e também tem exposição de alguns ossos humanos e de animais que foram encontrados no local.

Fonte: Demais FM

 

Outras Notícias