A Secretaria de Estado da Fazenda divulgou os Índices de Participação dos Municípios (IPM) com relação à arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2014. Com base nesse índice os municípios começam a receber as participações na arrecadação do Estado. No Alto Vale do Itajai, Ituporanga perde apenas para a cidade de Rio do Sul, no que diz respeito ao maior índice de participação. A Capital da cebola arrecadou, 425 milhões 987 mil, 458 reais e 53 centavos de ICMS em 2014, e desse valor, ficou com um índice de participação de 0,27 por cento, um aumento de 3,4% no índice de retorno para os cofres do município.
Questionada nesta manha sobre o que esse aumento irá representar em valores para o município de Ituporanga, por meio da assessoria a administração informou que estudos estão sendo feitos e assim que concluídos será feita manifestação.
Para que seja feita a divisão do ICMS arrecadado pela Secretaria de Estado da Fazenda aos municípios, precisa se considerar que 25% do valor é partilhado entre as prefeituras, os outros 75% ficam para o Estado. Dos 25% destinados às prefeituras, 15% são distribuídos igualmente, divididos entre o número de municípios. Os 85% restantes são partilhados de acordo com o movimento econômico de cada cidade, levando em conta também a arrecadação do ICMS do último ano. Rio do sul que tem o maior retorno na região do Alto Vale, 0,77 por cento, gerou de imposto em 2014 mais de um bilhão e 400 milhões de reais. Sendo que o índice de retorno pra cidade ficou dois por cento maior que no ano passado.
Informações da edição do dia 06/02 do jornal Diário do Alto Vale