A primeira reunião para mobilizar os agricultores sobre o projeto Contratação de Mão de Obra Legal na Cebola acontece nesta terça-feira (19), às 9h, na Câmara de Vereadores de Ituporanga. A iniciativa é liderada pelo SEBRAE, Senar e Sindicato Rural, com o objetivo de orientar os produtores na adequação às normas do Ministério do Trabalho. O programa garantirá consultoria gratuita para 50 agricultores, que receberão visitas técnicas em suas propriedades para identificar dificuldades e buscar soluções para a regularização da mão de obra.
De acordo com Pedro Damann, advogado do Sindicato Rural de Ituporanga, a proposta se inspira em um modelo já aplicado na cultura da maçã em São Joaquim. Além da consultoria, a expectativa é reduzir a informalidade na contratação e mudar a visão da região, muitas vezes associada a irregularidades trabalhistas. Ele destaca que a adesão ao projeto é uma oportunidade para os produtores evitarem problemas legais e trabalharem com mais segurança.
Os agricultores interessados ainda podem se inscrever entrando em contato com o Sindicato Rural pelo telefone (47) 3533-1290 ou comparecendo à reunião na Câmara. Caso haja mais adesões, a entidade buscará ampliar o número de vagas para atender produtores da região.
Acompanhe mais detalhes na entrevista de Jean Carlos.