Neste sábado das 8h às 17h, Santa Catarina está mobilizada para a vacinação contra três subtipos de vírus da gripe (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). São 1.100 postos de vacinação disponíveis em todo o Estado, montados nos centros de saúde. A meta é que seja vacinado pelo menos 80% do público alvo, ou seja, cerca de 1,4 milhão de pessoas até o dia 9 de maio.
Esta é a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e iniciou no dia 22 de abril. Estão no grupo de risco pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas; crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, mulheres que tenham tido filhos há menos de 45 dias; portadores de doenças crônicas com documento médico sobre a doença; presidiários e funcionários do sistema prisional.
Ao meio-dia deste sábado, o governo do Estado pretende divulgar a primeira parcial com o número de pessoas já vacinadas em Santa Catarina. Se encaixam 1,7 milhão de pessoas no grupo de alvo.
Saiba mais
O que é a vacina contra a gripe?
É feita com partes de diferentes tipos de vírus influenza inativados, incluindo o que provoca a gripe A, que entram no corpo e favorecem a produção de anticorpos. Assim, ao entrarmos em contato com os vírus vivos, os anticorpos são produzidos imediatamente e evitam a doença.
A vacina contra gripe imuniza contra resfriado?
Não. São vírus diferentes. A gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório causada pelo vírus Influenza, de elevada transmissibilidade, e que leva a sintomas mais graves. O resfriado é causado por outros vírus e tem um quadro mais leve.
A vacina pode causar gripe?
Não. A vacina não causa a gripe, pois é composta por vírus totalmente inativados, incapazes de causar dano ao organismo.
Quem não deve se vacinar?
A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática, bem como a qualquer componente da medicação ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados (presente na composição).