Economia

Guias do IPTU em Ituporanga estarão disponíveis a partir desta quarta (9)

Contribuintes podem fazer o pagamento em cota única com desconto de até 30% ou optar pelo parcelamento em até nove vezes.

Guias do IPTU em Ituporanga estarão disponíveis a partir desta quarta (9) Foto: Divulgação / Reprodução

 

As guias do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, estarão disponíveis para a impressão a partir desta quarta-feira, 9, em Ituporanga.  Na cidade são cerca de 9.600 contribuintes que podem optar pelo pagamento em cota única com descontos ou o parcelamento em até nove vezes.

Para pagamento em cota única com vencimento no dia 10 de março o desconto é de 30%. Para pagamento em cota única com vencimento no dia 10 de abril o desconto é de 20%. Para pagamentos parcelados, independente do número de parcelas, será concedido desconto de 10% se as guias forem quitadas até o vencimento.

As guias podem ser emitidas diretamente pelo site Ituporanga.atende.net e os moradores que não tem acesso à internet podem procurar a Secretaria da Fazenda  das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30 que o setor fará a impressão.

Como a atualização do IPTU está sendo feita através de georreferenciamento, a orientação é que os contribuintes confiram os carnês e se perceberem qualquer inconsistência nas guias devem procurar a prefeitura.

*Taxa de lixo é incluída na guia do IPTU *

Para 2022 os contribuintes vão perceber que foi incluída na guia do IPTU a taxa de coleta de lixo. A mudança é para que a prefeitura cumpra a legislação que determina que todo o serviço prestado pelo município precisa ser cobrado sob pena de o gestor responder a processo por improbidade administrativa.

Um caso em especial é o dos aposentados que até então eram isentos do IPTU e também não pagavam a Taxa de Coleta de Lixo, serviço que a partir deste ano será cobrado. No entanto uma lei aprovada na Câmara de Vereadores concede desconto de 50 % no valor para este público.

Mais detalhes com a assessora de comunicação da administração, Helena Marquardt, que conversou com o secretário da Fazenda de Ituporanga, Nilson Werter.

 

Outras Notícias