Segurança

GAECO deflagra operação Alquimia em combate ao tráfico de drogas

Justiça do Alto vale determinou o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão

GAECO deflagra operação Alquimia em combate ao tráfico de drogas GAECO

Na manhã desta terça-feira, (19) o GAECO do Ministério Público de Santa Catarina deflagrou operação "Alquimia" em apoio à Promotoria de Justiça de Presidente Getúlio e à Agência de Inteligência da Polícia Militar de Santa Catarina para cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão, expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Presidente Getúlio, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A investigação, que iniciou em junho deste ano por meio de um procedimento investigatório crimina (PIC), impulsionado por um relatório técnico operacional (RTO) da Polícia Militar de Santa Catarina, revelou elementos que caracterizariam os crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. 

Foram obtidas informações e elementos probatórios que demonstram que os investigados estão envolvidos com diversas práticas criminosas, como furtos de veículos, posse de armas de fogo, produção e venda de drogas, lavagem de capitais e integrar organização criminosa.

O grupo criminoso obtinha lucros expressivos com a produção de drogas sintéticas em larga escala. A investigação também apura o alcance da distribuição dos entorpecentes, que tinham como destino a distribuição nos estados do sul do Brasil. 

Ainda, em sua operação, os integrantes do grupo criminoso utilizavam empresas de fachada para compra e venda de imóveis e adquiriam veículos de luxo para exercer lavagem de dinheiro.

Em Santa Catarina, diligências foram cumpridas em Joinville, Jaraguá do Sul, Meleiro, Ermo, Araranguá e São José do Cerrito. No Paraná, em Rio Negro. 

GAECO

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

 

Outras Notícias